ABRAIDI Participa do Congresso ADVAMED 2013

*Da esquerda para direita: Gilceu Serratto – Presidente da ABRAIDI, Carlos Goulart – Presidente Executivo da ABIMED, Fernanda Machado – Diretora da ADVAMED para América Latina, Sergio Madeira – Diretor Executivo da ABRAIDI, Paulo Fraccaro – Presidente Executivo da ABIMO, Carolina Debbis – Embaixada Brasileira em Washington, Rodrigo Correia da Silva – CEO da Correia da Silva Advº e Liliam Orofino – Boston Scientific.

A convite da direção da ADVAMED, a ABRAIDI esteve presente e participou das atividades do Congresso ADVAMED 2013.

O evento foi realizado em Washington, DC, EUA, entre os dias 23 e 26 de setembro, no Washington Convention Center.

Neste evento foram discutidas inúmeras questões de interesse do setor de produtos para saúde, em todas as etapas da cadeia de produção e consumo desses materiais e equipamentos.

Especialistas convidados de várias partes do mundo realizaram conferências ou participaram de mesas de discussão nas áreas de desenvolvimento de produtos, regulatória, qualidade, compliance, tecnologia, treinamento e educação, financiamento do setor, gestão, mercado etc.

Estiveram presentes deputados e senadores norte-americanos, autoridades do governo, dirigentes do FDA, presidentes e diretores das maiores corporações internacionais como JEC1J, Covidien, Abbott, 3M, Roche, GE, Meditronic, Zimmer, Stryker, BD, Baxter etc, além de consultorias em todas as áreas do setor, como PwC, Deloitte, MIDI Medical Product Development e muitas outras.

De importância mais destacada para o Brasil, a presença do presidente da ANVISA, Dirceu Barbano, do Carlos Gouveia, presidente da ABIIS – Aliança Brasileira da Indústria Inovadora em Saúde e Paulo Fraccaro, presidente executivo da ABIMO em painel presidido pela executiva da 3M, Sra. Debra Rectenwald. Nele, cerca de 80 líderes empresariais, engenheiros de projeto, homens de negócio e com várias outras formações, ouviram as oportunidades de negócio no Brasil, face ao crescimento da capacidade econômica da sociedade brasileira e consequente aumento de demanda, acrescido de envelhecimento populacional e consequente maior consumo de materiais e produtos para saúde, mais leitos hospitalares e serviços de saúde. Foi mencionado o recente clima de reivindicações e protestos populares com fator de mudança e mesmo aprimoramento de conduta. Igualmente, dificuldades foram mencionadas, como demora no tempo “go to market”, de alguma forma similares a outros países, mas sem dúvida como uma oportunidade de aprimoramento. Nesse ponto foi mencionado os projetos de aproximação com EUA e outros países, no sentido de acordos bilaterais e/ou convergência regulatória, cenário este em que a ANVISA está sendo uma referência internacional.

Conteúdo e clima semelhante ocorreu em mesa redonda, com menor número de participantes e com discussão mais aprofundada e às vezes passional, mas produtivas para o futuro do mercado brasileiro.

Além destas questões gerais, a ABRAIDI solidificou uma posição privilegiada na condução do próximo Congresso Latinoamericano de Compliance, a ser realizado em São Paulo, de 11 a 13 de fevereiro de 2013. No dia 13 teremos um workshop durante o dia inteiro, exclusivo para DISTRIBUIDORES. A ABRAIDI, representando o setor, participará da mesa de abertura com uma fala voltada para a visão de compliance em nosso país e as relações com os players nacionais e internacionais, ao lado de representante do Ministério da Saúde, do setor privado hospitalar, da AMB e do Ministério Público.